AICEP
"Estamos a 16 milhões de euros de equilibrar a nossa balança externa"
Ler mais em: http://www.noticiasaominuto.com/economia/11394/estamos-a-16-milh%c3%b5es-de-euros-de-equilibrar-a-nossa-balan%c3%a7a-externa
Ora aqui está uma notícia excelente a que deveria ter sido dada a maior publicidade... e não foi.
(Quote)
"Estamos a 16 milhões de euros de equilibrar a nossa balança, o que é o mais perto do que alguma vez estivemos em décadas", afirmou Pedro Reis (*).
O défice comercial reduziu-se em 4,6 mil milhões de euros no período, para 16 milhões de euros negativos no acumulado entre Janeiro e Julho.
"A última vez que atingimos o equilíbrio da balança externa foi há cerca de 70 anos. Isto é um marco importante", afirmou Pedro Reis.
(unquote)
O que significa isto? Significa, mais ou menos, que já estamos a pagar com o nosso trabalho aquilo que comemos e que importamos. Isto significa que os nossos esforços, as nossas penas, as nossas agonias estão a compensar e que já se começa a vislumbrar um futuro melhor para todos nós.
Mas isto não significa que podemos tirar o pé do acelerador ou alargar o cinto. Mas significa que aquilo que o Governo já fez (ou nos obrigou a fazer) está a começar a dar resultado. Só que há ainda um longo caminho a percorrer porque devemos muito dinheiro aos nossos credores.
E o Governo tem que entender que está na hora de bater a outras portas, procurar verbas a quem ainda não contribuiu e a quem, sem o menor pudor, desavergonhadamente, continua a fugir ao fisco e a roubar-nos a todos nós.
E isto é essencial para recuperar a confiança do Povo e para que este saiba que, na hora de aflição, não há privilegiados e que os sacrifícios tocam a todos!
Mas, ao mesmo tempo, tem de ir informando o «doente» dos sintomas de melhoras para que as pessoas se animem ao ver que os seus sacrifícios fazem a diferença e que o futuro começa a colorir-se com uns laivos rosados.
E com esta feliz notícia chegámos ao fim do mês de Setembro. Oxalá os próximos meses continuem a dar-nos sinais de que o fim do Túnel continua a aproximar-se. Assim o queiramos TODOS nós!
Em tempos o Presidente Kennedy disse aos americanos:
«Não penses naquilo que o teu País pode fazer por ti; pensa no que TU podes fazer pelo teu País»
Vão pensando nisso e vão tendo ideias daquilo que podemos fazer.
Fiquem bem! Até amanhã!
Quinta de Lubazim
Amanhã vou para o Alto Douro durante uma semana para as vindimas nesta quinta, pertença de um amigo e colega.
Os seus vinhos já foram premiados com várias medalhas de ouro em Londres. Mas não estão à venda em qualquer lado. Se encontrarem, não percam.
Mas vou deixar artigos programados para irem saindo todos os dias. Não quero que sintam saudades :)
Mas vou deixar artigos programados para irem saindo todos os dias. Não quero que sintam saudades :)
(*) Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP)
(foto «túnel»: http://ana-sotecontoati.blogspot.com)
Sem comentários:
Enviar um comentário