domingo, 30 de setembro de 2012

Mais luz ao fundo do túnel...?

AICEP

"Estamos a 16 milhões de euros de equilibrar a nossa balança externa"


Ler mais em: http://www.noticiasaominuto.com/economia/11394/estamos-a-16-milh%c3%b5es-de-euros-de-equilibrar-a-nossa-balan%c3%a7a-externa

Ora aqui está uma notícia excelente a que deveria ter sido dada a maior publicidade... e não foi.

(Quote)

"Estamos a 16 milhões de euros de equilibrar a nossa balança, o que é o mais perto do que alguma vez estivemos em décadas", afirmou Pedro Reis (*).

O défice comercial reduziu-se em 4,6 mil milhões de euros no período, para 16 milhões de euros negativos no acumulado entre Janeiro e Julho.

"A última vez que atingimos o equilíbrio da balança externa foi há cerca de 70 anos. Isto é um marco importante", afirmou Pedro Reis.
(unquote)

O que significa isto? Significa, mais ou menos, que já estamos a pagar com o nosso trabalho aquilo que comemos e que importamos.   Isto significa que os nossos esforços, as nossas penas, as nossas agonias estão a compensar e que já se começa a vislumbrar um futuro melhor para todos nós.  

Mas isto não significa que podemos tirar o pé do acelerador ou alargar o cinto. Mas significa que aquilo que o Governo já fez (ou nos obrigou a fazer) está a começar a dar resultado. Só que  ainda um longo caminho a percorrer porque devemos muito dinheiro aos nossos credores.

E o Governo tem que entender que está na hora de bater a outras portas, procurar verbas a quem ainda não contribuiu e a quem, sem o menor pudor, desavergonhadamente, continua a fugir ao fisco e a roubar-nos a todos nós.

E isto é essencial para recuperar a confiança do Povo e para que este saiba que, na hora de aflição, não há privilegiados e que os sacrifícios tocam a todos!

Mas, ao mesmo tempo, tem de ir informando o «doente» dos sintomas de melhoras para que as pessoas se animem ao ver que os seus sacrifícios fazem a diferença e que o futuro começa a colorir-se com uns laivos rosados.

E com esta feliz notícia chegámos ao fim do mês de Setembro. Oxalá os próximos meses continuem a dar-nos sinais de que o fim do Túnel continua a aproximar-se. Assim o queiramos TODOS nós!

Em tempos o Presidente Kennedy disse aos americanos:

«Não penses naquilo que o teu País pode fazer por ti; pensa no que TU podes fazer pelo teu País»

Vão pensando nisso e vão tendo ideias daquilo que podemos fazer.


Fiquem bem! Até amanhã!
 

Quinta de Lubazim

Amanhã vou para o Alto Douro durante uma semana para as vindimas nesta quinta, pertença de um amigo e colega. 

Os seus vinhos já foram premiados com várias medalhas de ouro em Londres. Mas não estão à venda em qualquer lado. Se encontrarem, não percam.

Mas vou deixar artigos programados para irem saindo todos os dias. Não quero que sintam saudades :)


(*) Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP)
   
(foto «túnel»: http://ana-sotecontoati.blogspot.com)





Sem comentários: