sábado, 22 de setembro de 2012

Reciclagem: o ouro que ninguém vê!





Um tesouro
escondido!



Na Natureza,
nada se perde,
nada se cria,
tudo se transforma.
(Lavoisier)

Há dias, numa Grande Reportagem (SIC Notícias), passou uma reportagem sobre este assunto. E, apesar de apenas reciclarmos 13% do nosso lixo (contra mais de 50% na Alemanha) é espantoso o resultado até agora alcançado!

  • Em plásticos de embalagem (filme semi-rígido) já se processam 5 toneladas/hora no valor de 53 milhões de Euros/ano dos quais 90% são exportados
  • Em alumínio, processamos 46.000 toneladas dos quais a maior parte é também exportada. Infelizmente isto representa apenas 20% das embalagens jogadas no lixo. Na Alemanha, Áustria e Holanda (países «pobrezinhos» como sabemos) essa percentagem sobe para 55 a 60%. 
  • Em papel e cartão processamos 325.000 toneladas que representam mais de 8 milhões de embalagens para ovos dos quais 80% são exportados. 
  • No vidro processamos 29.000 toneladas mas, ainda assim, somos obrigados a importar vidro fragmentado já que o vidro separado não chega para as necessidades das nossas empresas (a maior parte perde-se deitado para o lixo comum).
  • Um dado bizarro é o facto de ser nas classes mais abastadas que se verifica menos preocupação com a reciclagem na separação de resíduos (a «nobreza» acha-se acima das responsabilidades de todos os demais, acha que lhe cairiam os pergaminhos na lama se se desse a esse trabalho «degradante»).
  • No entanto, no cômputo geral, 30% das famílias já faz separação enquanto 70% deixa esse trabalho para os outros.
Os números apurados revelam que, entre poupança de importações e valor de exportações de resíduos reciclados, já se atinge um valor anual que ultrapassa os 300 milhões de Euros (pelos números apontados, vemos que esse número poderia ser largamente ultrapassado se a isso nos dispuséssemos)

Numa época de sacrifícios como aquela em que vivemos, devemos fazer todos os esforços para aumentar esses números, separando o nosso lixo doméstico e colocando-o nos ecopontos.

Em vez de desperdiçarmos os nossos magros recursos, vamos deixar-nos de comodismos e contribuir para o equilíbrio financeiro de Portugal seguindo o exemplo de países bem mais ricos do que nós.

Porque qualquer caminhada, longa que seja, começa sempre por um único passo.

Infelizmente, o Povo Português fala muito dos exemplos que vêm lá de fora mas não faz grandes esforços por os imitar. E se TODOS fizéssemos mais este pequeno esforço a bem do País, estaríamos a dar um grande passo para debelar a crise  e minorar os nossos sacrifícios.

Vamos começar por ensinar os nossos filhoa a cuidar do futuro de todos nós? É algo que nada custa e que pode ser feito como uma diversão, como uma cumplicidade entre pais e filhos.

E, como diz o nosso povo: «De pequenino é que se torce o pepino»!

Vamos pensar nisso? Até amanhã!


P.S. Cá entre nós, com os exemplos que nos vêm de quem nos (des)governa não dá grande vontade de fazer esse esforço. Mas devemos fazê-lo, quanto mais não seja para termos o direito de lho esfregarmos na cara!




Sem comentários: