segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Monarquia ou República?

Rei ou Presidente?
Sejamos lúcidos e claros: que importa isso?
Mais importante, muito mais importante, é que vivamos em DEMOCRACIA!
E ainda mais importante, é que saibamos viver num regime democrático!
Porque a realidade é que já vivemos em democracia desde o reinado de D. Maria II. Só que nunca aprendemos a viver num regime assim.
Nos últimos anos da Monarquia os partidos do agora chamado «Arco da Governação» denominavam-se Partido Progressista e Partido Regenerador.
E existia, tal como hoje, a alternância democrática.
Só que, tal como hoje acontece, esses partidos só se preocupavam com lutas intestinas, em procurar benesses para os seus partidários sem se interessassem minimamente pelo Povo Português. Como já dizia Eça de Queiroz, «Portugal é Lisboa, o resto é paisagem». E isso cansou a população. E cansou-a tanto que o Partido Republicano que apenas tinha uns meros 7% dos votos nas últimas eleições, pode desencadear a Revolução de 5 de Outubro sem que tivesse existido uma reacção significativa dos portugueses.
Mas os republicanos não fizeram melhor, antes pelo contrário. Faltaram a inúmeras promessas feitas, meteram-nos na I Grande Guerra e, desde 1910 a 1926, houve nada menos de 8 presidentes um dos quais, Sidónio Pais, foi assassinado. O que abriu caminho à Ditadura a 28 de Maio de 1926.
E assim vivemos até 1974. Era bom viver nesse tempo? Para os privilegiados do regime, sem dúvida. Para a esmagadora maioria do povo, nem por isso. No entanto passámos ao largo da II Guerra Mundial. E não havia crise da troika, nem havia perigo em sair à noite. O Escudo era uma moeda forte. E nas escolas aprendia-se. E não faltava trabalho e emprego. Poderia a remuneração não ser farta, mas havia. Com o antigo 5º ano do Liceu era-se quase um senhor. Hoje, com o equivalente 9º ano é-se um ignorante. Só que não havia democracia nem liberdade de expressão... (este blogue não teria sido possível) e o País continuava com um atraso imenso em relação ao resto da Europa que se recuperava da hemorragia da guerra...
E chegou o 25 de Abril, cheio de promessas de liberdade e de um futuro melhor. Chegou a liberdade de expressão... e a libertinagem. Chegaram os partidos políticos... e a ganância do poder. E chegaram os desmandos, os gastos sem freio, as impunidades, a Justiça fragilizada, os contratos leoninos para benefício de uns quantos em prejuízo do Povo Português...
E vemo-nos de volta a uma situação semelhante à que reinava nas vésperas do 5 de Outubro e do 28 de Maio
E, tal como nos finais da Monarquia, vemos os partidos do «Arco da Governação», agora chamados Partido Socialista e Partido Social-Democrata/Partido Popular na mesma guerra intestina, fútil e estéril que não conduz a lado algum, apenas à miséria do País e à riqueza obscena de uns quantos.
Porque nós não há maneira de aprendermos a viver em Democracia, de aprendermos que as ideias dos nossos opositores também podem ser boas desde que deixemos de olhar apenas para os nossos umbigos e interesses pessoais. E a não destruir obra feita só porque não é nossa...!
Em vez de fazermos valer os nossos direitos, em vez de erguermos a nossa voz, em vez de energicamente comparecermos nos actos eleitorais, calamo-nos, submetemo-nos, abstemo-nos...
Por isso a pergunta? Monarquia ou República? Olhemos à nossa volta na Europa. Encontramos os dois regimes com os respectivos povos a viver bem e democraticamente. Os nossos emigrantes e os nossos estudantes Erasmus e bolseiros bem o sabem. Aqueles que aprenderam a viver em democracia.
Quanto a termos um Rei ou um Presidente, para além dos custos das eleições a cada cinco anos (que não são tão pequenos quanto isso), fica à escolha de cada um. Mas que fujamos de situações como as documenta a reportagem da RTP abaixo...
Não se iludam, não quero voltar a viver numa ditadura. Mas quero viver num país governado por gente honesta e competente... por mim, pelos meus filhos e pelos meus netos... e pelos netos dos meus netos.
Pensem nisso. Até amanhã
P.S. Monarquias na Europa (ordem alfabética): 
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Espanha
  • Holanda
  • Liechtenstein
  • Luxemburgo
  • Mónaco
  • Noruega
  • Reino Unido
  • Suécia


  • Sem comentários: