domingo, 9 de setembro de 2012

Os salários da «Nobreza»...!!!




Pobrezinhos dos políticos...!!!

Com a devida vénia e apreço pelo trabalho realizado pelo autor, transcrevo um link para uma exaustiva listagem dos vencimentos e mordomias de quantos nos (des)governam:

http://tretas.org/VencimentoCargosPoliticos

Façamos uma análise fria e objectiva. Se por um lado é pouco (e falo a sério) para a responsabilidade dos cargos, por outro lado é manifestamente exagerado tendo em conta o mau trabalho que há muitos anos produzem na governação do País.

Tendo em conta que grande parte dos vencimentos estão indexados ao que recebe o Presidente da República e o que as pessoas realmente competentes recebem como remunerações no universo privado, os cargos públicos não são de modo algum atractivos para atrair pessoas competentes e de méritos comprovados. Só para lá se candidata quem está numa (ou mais) das seguintes situações:

  • Tem uma reforma interessante e o cargo político não é mais do que um complemento;
  • Tem outras fontes de rendimento e o cargo público é um trampolim para voos mais elevados;
  • Tem um vencimento medíocre e o cargo no aparelho do Estado é um posto em que se está em posição de receber proveitos de origem duvidosa já que pela competência pessoal não há hipótese de chegar longe na vida;
  • Não tem competência alguma nem experiência relevante e vai ocupar um lugar devido à sempre eterna «cunha» não fazendo nada de jeito mas recebendo honorários obscenos relativamente àquilo que vale;
  • Não tem competência alguma mas vai fazer número nas listas eleitorais para votar como pau mandado segundo as conveniências partidárias ou de quem estiver por detrás delas.
É «disto» que o País precisa? Ou é de gente talentosa, experiente e dedicada?

Só que, se só pagamos o preço do lixo, é lixo que vamos obter por muito que a propaganda partidária nos diga que vamos receber ouro. O talento, a honestidade, a competência, não são artigos de saldo.

E, para mais, por exemplo, na Assembleia da República há gente a mais. Para quê termos 230 deputados quando a Constituição nos diz que podem ser apenas 180? E mesmo esse número é exagerado, podia ser bem menos revendo a Constituição.

Vamos pois cortar esse número, cortar as mordomias, os subsídios, as ajudas de custo, vamos aumentar o vencimento do PR para o dobro ou triplo (sem mais nada!) para que os restantes vencimentos sejam ajustados em conformidade e as pessoas realmente úteis e de qualidade se possam sentir atraídas pelo serviço do País.

Porque será que, hoje em dia, não aparecem pessoas ao nível de um Sá Carneiro, de um Mota Pinto, de um Amaro da Costa, de um Freitas do Amaral, de um Salgado Zenha, de um Álvaro Cunhal?

Não digam que as não há. Só que ninguém se sujeita aos vencimentos que o Estado paga quando se tem mérito para se ir muito mais além.

Pensem nisso. Até amanhã!




Sem comentários: