1. Formador Assistente
2. Formador Júnior
3. Formador Sénior
4. Formador Tutor
5. Formador Mentor
6. Formador Especialista
I. Definição das categorias
1. Formador Assistente: Sob orientação de um formador Tutor ou Mentor responsável, está habilitado a monitorar aulas práticas e, eventualmente, ministrar formação teórica. Será da responsabilidade do orientador (Tutor ou Mentor) a selecção dos temas, elaboração dos textos e preparação dos exercícios e audiovisuais.
Ministrará cursos até ao nível 1, sendo a remuneração respectiva repartida com o seu orientador, na proporção 70% (formador) / 30 % (orientador).
2. Formador Júnior: Habilitado a monitorar aulas práticas e teóricas de cursos dos níveis 1 e 2, sob orientação de um formador Tutor ou Mentor responsável pela sua orientação na selecção dos temas, elaboração dos textos e preparação dos exercícios e audiovisuais.
A remuneração respectiva será repartida com o seu orientador (Tutor ou Mentor), na proporção 80% (formador) / 20 % (orientador).
3. Formador Sénior: Habilitado a ministrar autonomamente formação de cursos até ao nível 3, sendo responsável pela selecção dos temas, elaboração dos textos e preparação dos exercícios e audiovisuais.
Tem competência para preparar cursos sobre temas que lhe sejam propostos fazendo por sua iniciativa as pesquisas bibliográficas indispensáveis ao seu trabalho.
Pode recorrer à colaboração e/ou supervisão de formadores especialistas e/ou de níveis mais elevados, mediante compensação a negociar entre ambos.
4. Formador Tutor: Habilitado a ministrar formação até ao nível 4, sendo responsável pela selecção dos temas, elaboração dos textos e preparação dos exercícios e audiovisuais.
Habilitado a ministrar Formação de Formadores até ao CAP III.
Tem competência reconhecida para orientar e supervisionar até um máximo de 3 formadores dos níveis 1 e 2 (e eventualmente nível 3) nas condições acima referidas.
Elabora cursos de sua própria autoria e iniciativa, tanto baseados em pesquisa bibliográfica como na sua própria experiência profissional.
5. Formador Mentor: Habilitado a ministrar formação até ao nível 5, sendo responsável pela selecção dos temas, elaboração dos textos e preparação dos exercícios e audiovisuais.
Habilitado a ministrar Formação de Formadores até ao CAP V.
Tem competência reconhecida para orientar e supervisionar até um máximo de 5 formadores dos níveis 1 e 2 (e eventualmente nível 3), nas condições acima referidas.
Elabora cursos de sua própria autoria e iniciativa, tanto baseados em pesquisa bibliográfica como na sua própria experiência profissional, podendo a realização total ou parcial dos cursos até ao nível 3 ser ministrada por formadores de categorias menos elevadas, desde que devidamente habilitados e pressupondo que por ele seja assumida a responsabilidade técnico-pedagógica.
6. Formador Especialista: Formador eventual especializado num ramo particular de conhecimento que, a convite de um Formador Sénior, Tutor ou Mentor e sob responsabilidade deste, ministra uma formação específica como acto isolado e sem carácter de permanência numa carreira de formação profissional.
Amanhã falaremos das competências e habilitações sugeridas para cada nível.
Pensem nisso. Bom trabalho! Até amanhã
(ordem decrescente do número de visitas)
- Portugal
- Rússia
- Alemanha
- Estados Unidos
- França
- Itália
- Bélgica
- Reino Unido
- Noruega
- Coreia do Sul (novo - deve ter sido por engano)
Sem comentários:
Enviar um comentário