terça-feira, 23 de outubro de 2012

Orçamento do Estado 2013

Sindicatos e patrões recebem milhões do Estado


O jornal i fez as contas e revela, esta quinta-feira, que por ano as confederações patronais e as centrais sindicais com assento na Concertação Social recebem cerca de 500 mil euros do Orçamento do Estado, através do Conselho Económico e Social (CES). Mas a este valor ainda acrescem mais 551 mil euros de despesas com pessoal do próprio CES e cerca de 90 milhões destinados aos centros protocolares e participação na concertação social.  
(ler mais em http://www.noticiasaominuto.com/economia/15689/sindicatos-e-patr%c3%b5es-recebem-milh%c3%b5es-do-estado)

Caricatura: Pedro http://estavoz.blogspot.pt )


É fartar, vilanagem! Por mais vozes que haja a elevar-se contra as políticas de favorecimento do Governo, acabam sempre por ser privilegiados os «fidalgos» e sobrecarregados os «plebeus».

Não, infelizmente não há volta a dar para meter juízo na cabeça de quem o não tem. Que necessidade têm as Centrais Sindicais e as Confederações Patronais de ter apoio do Governo (leia-se do Zé Pagode) para se reunirem e discutirem os assuntos dos seus interesses?

Eles não têm instalações próprias para, internamente, prepararem os seus argumentos e pontos de vista? E não se arranja uma sala de reuniões em qualquer lado (ministério, centro de formação, IEFP ou quejandos - nem que seja num hotel) onde eles se possam reunir sem gastar todos aqueles milhares e milhões pagos com o nosso suor, com o nosso sangue e com o apertar do nosso cinto?

Por alguma razão, todos esses ilustres senhores, quando vão ocupar esses altos cargos, exibem uma elegância física (quando não magreza) que se vai dissipando com o tempo até ficarem substancialmente anafados. Certamente que não é com sardinhas e caldo verde.

Quando há dias li que mais de 90% do Orçamento de Estado vai para salários, pensões e subsídios fiquei horrorizado. Como é possível viver-se assim? E para tudo o resto, o que fica? Vamos continuar a endividarmo-nos até à asfixia total?

Pensem nisso. Até amanhã!




1 comentário:

Henrique de Almeida Cayolla disse...

É bom sentir vivo esse estado de espírito, acutilante e madrugador! A primeira coisa que faço no dia, quando abro o computador, é vir consultar este blog, e passar o artigo para publicação no meu blog.