sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Engenheiros em greve?

 

 

 


29 de Outubro



Existe mal estar na classe dos Engenheiros e já em 18 de Agosto passado se alertou aqui para as consequências de uma greve geral destes profissionais (E que tal uma greve de Engenheiros?).

Ainda não chegaram notícias mais detalhadas do que se prepara, mas já está definida a data de 29 de Outubro. Para quê, ainda não se sabe. Mas julga-se que não está descartada a hipótese da marcação de uma greve antes do fim do ano.

No entanto seria inteligente que as pessoas, as empresas, as organizações e a própria Ordem começassem a olhar com atenção à sua volta perguntando a si mesmas que motivos poderão estar na base do descontentamento de uma classe de que o País tanto depende.

E QUE NUNCA FEZ GREVE!


Para já, ainda nada veio a público, tudo se passa no maior secretismo. Mas, como se costuma dizer, «O seguro morreu de velho».

Uma verdade a respeito dos Engenheiros é que o grande público, regra geral, os associa apenas a grandes obras ou grandes empresas. O que não é exacto.

Pelo contrário, o papel de um Engenheiro é fundamental em empresas de qualquer dimensão pelo treino intelectual que tiveram durante todo o seu percurso. Isto permite-lhes encontrar soluções mais práticas e económicas que resultam num significativo aproveitamento e rentabilização dos recursos disponíveis nas organizações.

Infelizmente (e sei-o por experiência própria), nas empresas de menor dimensão (talvez por ignorância) só em casos quase desesperados se decidem a recorrer aos serviços de um Engenheiro.

Muitas vezes isto acontece porque temem que, pelo seu saber, um Engenheiro desenvolva de tal modo o processo produtivo ou a organização interna que ela se torne pouco compreensível para uma Gerência pouco familiarizada com as subtilezas da Tecnologia ou da Organização. Apesar dos bons resultados financeiros alcançados. E é muito difícil vencer esse preconceito. 

Embora, estranhamente, as empresas se entreguem cegamente nas mãos de um contabilista... que, quantas vezes, as levam à falência... porque as gerências são incapazes de entender as falcatruas que tantos fazem...

Vão pensando nisso. Até amanhã!


Vai um brinde? À saúde dos Engenheiros... Bem o merecem!

Sem comentários: