quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Obscenidades...


O que se faria com o salário de Catarina Furtado?




Catarina Furtado - pelo que diz a imprensa, a apresentadora mais bem paga da RTP - aceitou uma redução salarial de 20% em Junho. Significa isso que vai passar de 30 mil para 24 mil euros mensais.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/o-que-eu-faria-com-os-336-mil-euros-de-catarina-furtado=f762136#ixzz2AgL7eERc

Para quem se não deu ao trabalho de fazer contas, isso significa passar de 420 para 336 mil Euros anuais!

Isto sem contar com outros proventos como os direitos de imagem em campanhas publicitárias que não estão aqui considerados.

Não está aqui em causa o mérito ou demérito da apresentadora que, pelo que sabemos, é uma das meninas bonitas (e queridas) do público português.

O problema reside sim, uma vez que a RTP é uma empresa pública, em saber se salários desta ordem de grandeza deverão ser pagos com o dinheiro dos contribuintes.

Não houve para aí uma legislação qualquer que estipulava que, nas empresas públicas, não podia haver vencimentos superiores ao do Primeiro Ministro? (107 587,65 € anuais incluindo abonos mensais).

O caso de Catarina Furtado significa um vencimento superior a TRÊS VEZES o salário do Primeiro-Ministro.

E casos destes, infelizmente são aos montes. Só que não vêm a público. Mas os vencimentos das administrações das empresas públicas (RTP, EDP, REN, REFER, CP, Metro de Lisboa e tantos outros) pautam-se por esta bitola.

Porque será que o Governo não põe cobro a estes desmandos? Será por uma questão de pensar vir a ocupar lugares deste quilate quando cessarem as suas funções ministeriais? Exemplos não faltam provindos de executivos anteriores.

Senhor Ministro das Finanças, quando V. Exª tanto aperta o pescoço dos Portugueses a ponto de estarmos em risco de sufocar, quando será que tem a bondade de fazer uma listagem destes salários obscenos e reduzi-los a valores que não sejam escandalosos?

E se a publicar, tanto melhor. Assim saberá o Povo Português o esforço que o senhor fará e o quanto todos nós iremos beneficiar nos nossos sacrifícios.

Para já, a experiência anterior não é famosa. Recordem-se os «flops» das fundações e dos institutos públicos em que a montanha pariu um rato.

Mas haja fé em que, mais cedo ou mais tarde, numa manhã de nevoeiro, apareça por aí um D. Sebastião que, de durindana em punho, faça uma razia nessa moirama que só sabe viver à grande à nossa custa.

E, por hoje, é tudo. Fiquem bem. Até amanhã!

(Foto: http://sexyzinhas.blogspot.pt)


P.S. Homenagem a Ruy de Carvalho: Afinal a condecoração concedida foi a Ordem do Infante D. Henrique. Peço desculpa da informação incorrecta. Pelos vistos a Ordem de Santiago da Espada é só para quem ganha o Prémio Nobel... Lamentável...!


P.P.S. Para um salário de loucos... um vinho a condizer...



Sem comentários: