terça-feira, 30 de outubro de 2012

Homenagem a Ruy de Carvalho

 

 

Uma honra mais que merecida!

Hoje, pelas 12.00 horas, o Presidente da República imporá as insígnias da grã-cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada ao actor Ruy de Carvalho.

Trata-se da mais alta condecoração portuguesa concedida por mérito literário, científico e artístico.

É uma homenagem mais do que merecida a alguém que, ao longo de uma carreira de 70 (setenta!) anos com 85 anos de idade sempre soube assumir uma postura de grande senhor da arte de representar, brindando-nos com autênticas obras primas que deliciaram os públicos mais exigentes.

Pessoalmente entendo que essa honra só peca por tardia já que não são muitos os casos de uma tão grande longevidade nas gentes do teatro e se corre o risco de não ser reconhecido atempadamente um grande talento porque a Morte nos roubou a sua presença. Mas, como soe dizer-se, «mais vale tarde do que nunca» e, felizmente, neste caso, o homenageado ainda vai a tempo de recebê-la.

Oxalá no futuro outros grandes nomes das Artes, das Ciências e das Letras sejam galardoados com essa distinção a tempo de, em vida, sentirem o carinho e a estima que Portugal lhes deve.

Com as minhas felicitações, faço votos a Ruy de Carvalho de uma vida longa e saudável para que, ainda por muitos anos, possamos continuar a deliciar-nos com a sua simpatia e o seu talento.

E sejam dadas honras a quem as merece. Portugal tem necessidade de ver reconhecidos os talentos, o génio e a dedicação de todos os seus filhos que o engrandecem.

E por hoje é tudo. Justiça é feita e fico feliz. Até amanhã.


P.S. À saúde de Ruy de Carvalho! Hip. hip, hurrah!


Sem comentários: