domingo, 14 de outubro de 2012

Toca a fumar... para ajudar o Gaspar...!

 

Haxixe já..!

com IVA a 50%

 

Confesso que «roubei» esta ideia de um artigo da jornalista e escritora Isabel Stilwell (que muito aprecio) e que li no jornal Destak de 8 de Outubro passado. Mas a ideia pareceu-me tão deliciosa que não resisti à tentação de a explorar.

(A propósito Isabel, para quando o seu próximo romance? Estou ansioso!)

A Polícia Judiciária (PJ) disse hoje que as cerca de três toneladas de haxixe apreendidas na zona de Odemira, na Costa Alentejana, durante uma operação que levou à captura de nove suspeitos, rondarão, a preço de mercado, nove milhões de euros. 
(in jornal SOL de 30.Julho.2012; http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=55702)
No artigo acima referido a autora comenta, ironicamente, a proposito de os cigarros se estarem a vender menos:
...Não era decididamente o momento de deixar o vício, e quem o fez revelou um desprezo ignóbil pelo seu papel no pagamento da dívida nacional...
Mas afinal porque se andou a gastar tanto dinheiro em anti-tabagismo? Pelos vistos agora ser fumador é que é bom, mau grado os milhões que custa ao Estado o tratamento dos infelizes que se deixaram viciar e que agora estrebucham nas garras do cancro.

Então em que ficamos? O que é mais importante, senhor Ministro das Finanças? A saúde dos Portugueses ou o dinheiro recolhido à custa dessa mesma saúde?

Se a saúde, para si, é menos importante que encher os cofres do Estado, aqui vai uma sugestão digna da sua atenção:

Atendendo a que, pela notícia do SOL, o preço de mercado de haxixe rondará os 3€ por grama e que esta droga dita «leve» é altamente popular entre a juventude por mais esforços que se façam para a reprimir, imagine-se a ajuda que adviria para as Finanças Públicas se esse mercado fosse taxado a 50% de IVA.

Só nesta remessa eram 4,5 MILHÕES DE EUROS.

Mas esta apreensão é apenas uma amostra do que entra clandestinamente em Portugal. Pescados na net casos de apreensão em 2012 (apenas de haxixe), temos:


Pelos valores por grama acima referidos, teríamos, de IVA quase:

QUARENTA MILHÕES DE EUROS 

Que rica ajuda, não era, Dr. Gaspar?... Mas isto é apenas uma amostra. Não imagino o valor global do contrabando mas certamente seria bem superior. E as receitas para o Fisco, então, seriam uma mina!

E se fosse produzido em Portugal?

(Foto DN: Plantação descoberta em Viseu)

Criaria postos de trabalho, desenvolveria a Agricultura, não haveria exportação de divisas e ajudaria também a equilibrar a balança de pagamentos... E incrementava o Turismo já que haveria um acréscimo de turistas jovens atraídos pela fartura...

Era a nossa independência financeira!

Ideias loucas e radicais? Não digo que não. Mas talvez fossem melhores do que a TSU e quejandas. Pelo menos não se iria tirar o pão da boca de quem nos moi o trigo... nomeadamente para pagar os luxos dos Senhores Deputados... de que falámos ontem...

Mas, já agora, Senhor Dr. Vítor Gaspar, para dar o exemplo, sugerimos que comece a promover esses «salutares consumos» pelos membros da sua família. O País agradece...

Por favor, Senhores Ministros, sejam criativos!

Pensem nisso. Até amanhã!




P.S. E que tal... com um bom Queijo da Serra ou de Azeitão? Até alegra a alma...!






Sem comentários: