... na Bolsa
Há mais negócios e mais investidores na Bolsa de Lisboa este ano, as acções dos bancos estão a valorizar acima dos 20% e o volume de transacções duplicou face a 2012.
O PSI-20, índice de referência do mercado português, acumula um ganho anual de 10,8%, graças à percepção de que o risco de derrocada do país e da zona euro se reduziu.
É o melhor mês de Janeiro dos últimos 15 anos.
Leia mais na edição de 2 de Fevereiro do Expresso.
Bastaram umas palavrinhas do senhor Primeiro-Ministro (mau grado as advertências em contrário do Ministro das Finanças) para o País embandeirar em arco e soltar os cordões à bolsa.
É que, para além da Bolsa, também o Comércio teve reflexos positivos na sua actividade. Nem parece que estamos a atravessar um período crítico da nossa economia.
Eu não sei o que vai acontecer quando, de hoje para amanhã, as notícias derem uma cambalhota e cairmos na dura realidade dos factos. Mas posso imaginar...
Muita gente vai deitar as mãos à cabeça, as acções vêm por aí abaixo e os tubarões do costume compram por dez reis de mel coado as acções que agora venderam por bom preço. E arrecadam mais uns milhões à custa dos tansos do costume.
E a Banca continua a «engordar».
E aqueles que se endividaram mais, esses vão bater com a cabeça nas paredes e arrepelar os cabelos por terem embarcado em mais uma aventura.
Mas se não há maneira de aprenderem a ter juízo, se não aprendem a bem, aprendem a mal. E já há sinais preocupantes, uma vez que ontem...
A probabilidade de incumprimento da dívida portuguesa num horizonte de cinco anos fechou hoje em 30,24%, segundo dados da CMA DataVision. Chegou a subir durante o dia a 30,37%.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/risco-de-incumprimento-regressa-a-30=f784722?utm_source=newsletter&utm_medium=mail&utm_campaign=newsletter&utm_content=2013-02-05
Enfim, estamos em época do Carnaval. E isto deve ser mais uma partida do Rei Momo ao nosso país. Como se não bastassem os palhaços que por cá andam...
Mudando de assunto.
Hoje caiu-me debaixo dos olhos um saboroso pensamento escrito na parede de um local público:
«Os políticos são como os automóveis:
quanto menos potência têm, mais barulho fazem»
Divino! E ainda dizem que o Povo é ignorante!
Pensem nisso. Até amanhã!
Sem comentários:
Enviar um comentário