segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Portugal precisa de 29 mil milhões...


 

... para amortizar dívida




As necessidades de financiamento de Portugal para amortizar a dívida pública nos próximos doze meses vão ascender a 29.100 milhões de euros, segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Os técnicos de apoio à comissão parlamentar do Orçamento notam que este montante (que inclui juros) "equivale a 25,3% do stock de dívida transacionável".

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/portugal-precisa-de-29-mil-milhoes-para-amortizar-divida=f773430#ixzz2F3AhBhWB


Senhor Primeiro Ministro:

Já ontem falámos aqui das PPP e das torrentes de dinheiro que elas representam para as depauperadas finanças do país. Francamente estamos cansados, exaustos, esgotados de tantos sacrifícios que o seu governo nos impõe para tapar as roubalheiras que foram feitas a coberto dos seus antecessores.

E estamos saturados de o ver assobiar para o lado, fazendo de conta que não vê o sofrimento alheio e espremendo sempre os mesmos. Particularmente chocante de insensiboilidade foi a sua resposta a uma repórter da TV que lhe disse que havia crianças a passar fome por causa da austeridade. A sua resposta, (com um sorriso), Sr. Primeiro-Ministro? «Minha senhora, todos temos de fazer sacrifícios». Chocante!

As suas filhas? E os filhos dos seus ministros, secretários de estado, deputados? E os filhos e netos do Sr. Presidente da República? Também passam fome?

Não há meio de o vermos ser Homem e atacar o mal pela raiz dando um exemplo motivador das nossas vontades como um líder que se preze. Pelo contrário, só o vemos a tentar escorregar como uma enguia e a esconder-se atrás de malabarismos verbais.

Vou dar-lhe duas soluções para sair do atoleiro, senhor Primeiro-Ministro. Embora tenha a certeza de que o senhor não vai seguir nenhuma delas. Não tem estaleca para isso.

1ª Solução:

Ir atrás dos dinheiros públicos desviados, doa a quem doer, vá quem for para a prisão, mas fazer todos os abutres deste país vomitar a carniça que nos roubaram.


2ª Solução:

Ir ter com a senhora Angela Merkel e recordar-lhe de que modo a Alemanha pagou as suas dívidas no século XX quando esteve insolvente em 1953. E exigir-lhe o mesmo tratamento que a Alemanha recebeu. Não se recorda? Enviei-lhe um mail sobre isso no sábado passado. Mas, admitindo que uma qualquer secretária zelosa lho tivesse ocultado, aqui vai uma transcrição parcial (se quiser mando-lhe de novo o e-mail completo):

O historiador Albrecht Ritschl, da London School of Economics, recordou recentemente à "Spiegel" que a Alemanha foi o pior país devedor do século XX. O economista destaca que a insolvência germânica dos anos 30 faz a dívida grega de hoje parecer insignificante. "No século xx, a Alemanha foi responsável pela maior bancarrota de que há memória", afirmou. "Foi apenas graças aos Estados Unidos, que injectaram quantias enormes de dinheiro após a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, que a Alemanha se tornou financeiramente estável e hoje detém o estatuto de locomotiva da Europa. Esse facto, lamentavelmente, parece esquecido", sublinha Ritsch. O historiador sublinha que a Alemanha desencadeou duas guerras mundiais, a segunda de aniquilação e extermínio, e depois os seus inimigos perdoaram-lhe totalmente o pagamento das reparações ou adiaram-nas.

 Será que o senhor tem coragem para qualquer uma destas soluções?

Pense nisso. E arranje uma solução humana para nos tirar do buraco em que nos meteram.

Pense nisso. Até amanhã!


------------------------------


www.quintadelubazim.com
quintadelubazim@sapo.pt
skype name: quintadelubazim
Tel. e Fax: +351 278 516 830
Tlm: +351 938 401 492

Largo do Rossio, 25
5360-323 Vila Flor
PORTUGAL

-----------------------------

A Quinta de Lubazim está receptiva
a contactos de entidades que desejem
representar e distribuir os seus vinhos
quer no país, quer no estrangeiro!



Cuidados de geriatria por enfermeiro(a) diplomado(a)
pela Universidade Católica

http://www.facebook.com/#!/bem.care.5
bem-me-care@hotmail.com
Tlm: 912 487 476




A todos os Portugueses espalhados por esse mundo fora
que desejam notícias da Terra-Mãe, recomendo a leitura do blogue

"Novidades de Henrique de Almeida Cayolla"

http://novidadesdehenriquealmeidacayolla.blogspot.com





Sem comentários: