terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Os «muchachos» de Gaspar

Portugal perde 12 mil milhões por ano em fuga aos impostos

O Governo perde todos os anos mais de 12 mil milhões de euros em fuga aos impostos, o triplo daquilo que pretende cortar na despesa pública em dois anos (2013 e 2014), mostra um estudo independente elaborado para o Parlamento Europeu por Richard Murphy, da consultora britânica Tax Research.

Ler mais em http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2932498


Incompetência, negligência ou corrupção?
Francamente não sei se devo rir-me ou se devo chorar. Anda o Governo a espremer os Portugueses com quantas forças tem, a sugar aos reformados e pensionistas o fruto de uma vida de labuta e anda a deixar escapar como areia por entre os dedos o triplo, repito, O TRIPLO daquilo de que necessita para equilibrar as contas.

Santíssimo Sacramento!
Mas esta gente é incompetente, mentecapta ou corrupta?

Talvez um pouco de tudo. Mas, nestas circunstâncias, que interessa manter essa cambada de inúteis ao serviço do Estado, a fazerem greves por dá cá aquela palha e a beber o sangue dos contribuintes?

Senhor Doutor Vítor Gaspar, o senhor nunca ouviu dizer que «quando os subordinados falham, a culpa é dos chefes»? E quem é o chefe deles?

O SENHOR! Como ministro das Finanças que dizem que é!

E entende que é um bom chefe quando nem sequer consegue pôr ordem no seu ministério nem pôr todos os seus «boys» e «girls» a trabalhar?

Aqui entre nós, já ouviu falar em processos disciplinares? Já experimentou levantar uma meia dúzia deles a quem não cumpre os seus deveres?

Não precisa de chegar ao extremo de despedir ninguém, esperamos. Para uma suspensão de 2 dias sem remuneração não é preciso um processo disciplinar complicado. E a partir do momento em que um funcionário passa a ter antecedentes disciplinares, verá como aumenta a sua diligência e a dos que estão nas vizinhanças. Parece um passe de mágica. Porque com a folha disciplinar suja, o despedimento fica enormemente facilitado.

E, desse modo, passa a ter funcionários bem mais eficientes e não necessita de esmagar os Portugueses como se fossem uvas. O dinheiro começa a correr para os cofres do Estado como o senhor nem imaginava.

E se der uma percentagenzita da cobrança recuperada aos seus «perdigueiros» (sem ofensa, é apenas uma imagem) vai ver o entusiasmo com que eles se atiram aos prevaricadores. É preciso remunerar o empenho e a motivação.

Mas aceite mais uma sugestão: Não deixe de «apertar» as chefias. Porque se eles dão maus exemplos, não é de esperar que os subordinados façam melhor.

Ah, já me esquecia! Nada de isenções a deputados, juízes, governantes, autarcas ou quaiquer outros «barões» do Estado. Se o senhor não começar por cima para dar o exemplo (não importa o berreiro que eles façam por lhes retirar a chupeta) nunca terá a cooperação de ninguém. Nem a minha que procurarei por todos os (im)possíveis meios ao meu alcance fugir às fauces de um fisco sem critério e que me merece apenas o maior desprezo.

Ao fim e ao cabo, se vier a decidir-se a moralizar o seu ministério, sabe qual a grande dificuldade que irá ter? Encontrar homens honestos e íntegros em quem possa confiar...

Entretanto, senhores políticos, está a aproximar-se o Verão no hemisfério sul. Aceitem uma sugestão: vão fazer férias balneares para a Argentina nas praias da Patagónia. Vejam que delícia! O país agradece e paga-vos a viagem!




Pensem nisso. Até amanhã!

------------------------------------


www.quintadelubazim.com

quintadelubazim@sapo.pt
skype name: quintadelubazim
Tel. e Fax: +351 278 516 830
Tlm: +351 938 401 492

Largo do Rossio, 25
5360-323 Vila Flor
PORTUGAL

-----------------------------

A Quinta de Lubazim está receptiva
a contactos de entidades que desejem
representar e distribuir os seus vinhos
quer no país, quer no estrangeiro!





Cuidados de geriatria por enfermeiro(a) diplomado(a)
pela Universidade Católica

http://www.facebook.com/#!/bem.care.5
bem-me-care@hotmail.com
Tlm: 912 487 476



A todos os Portugueses espalhados por esse mundo fora que desejam notícias da Terra-Mãe, recomendo a leitura do blogue

"Novidades de Henrique de Almeida Cayolla"

http://novidadesdehenriquealmeidacayolla.blogspot.com



Sem comentários: