domingo, 13 de janeiro de 2013

PGR diz que Polícia não pode ...

...usar imagens de TV não editadas

Parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral já foi entregue ao Governo e diz que é ilegal usar imagens não editadas pelas televisões.
http://expresso.sapo.pt/pgr-diz-que-policia-nao-pode-usar-imagens-de-tv-nao-editadas=f778358?      


Vamos lá ver se a gente se entende. Porque parece que a PGR não sabe o que são imagens não editadas.

As imagens não editadas são imagens virgens, que não sofreram qualquer tipo de tratamento e, portanto, isentas de manipulação.

São as únicas que, verdadeiramente, garantem a autenticidade dos factos nelas registados.

Todos nós temos assistido na televisão, a séries em que aparecem efeitos especiais que modificam aquilo que foi gravado, com a intenção de atingir determinados objectivos da narração.

Com os meios tecnológicos actuais, ao proibir as Polícias de ter acesso a imagens não editadas, estamos a abrir a porta a todas as possíveis adulterações da verdade que possam ser executadas em estúdio.

Francamente, não se entende a decisão do Conselho Consultivo da PGR ao permitir uma tamanha aberração da justiça.

Porque isto vai permitir, no futuro, a toda a casta de criminosos endinheirados ou influentes, a adulteração das evidências que lhes permitam ficar impunes dos crimes cometidos ou, no mínimo, minorar as penas que lhes seriam aplicadas se o pleno conhecimento da Verdade fosse apresentado à Justiça.

Isto é mais uma machadada na já tão desgraçada Justiça no nosso pobre Portugal. Onde vamos parar?

Onde já se viu uma coisa assim? Talvez na Alemanha nazi...!

Agora, para terminar, recordemos um caso recente. Lembram-se do crime da Mamarrosa? Em que o avô matou o pai da criança a tiro com ela ao colo? O que levou a que ele tenha sido condenado, sem apelo nem agravo, a 20 anos de prisão foi um vídeo de amador não editado. Que a defesa queria eliminar. Não tivesse sido ele e o assassino ter-se-ia livrado com uma pena bem menor.

Pensem nisso. E não andem para a frente com essa barbaridade. Até amanhã!


4 comentários:

Henrique de Almeida Cayolla disse...

1. Henrique de Almeida Cayolla13 de Janeiro de 2013 01:01
Muito oportuno este artigo deste bloguista, ao abordar um tema que já há dias me mostrei revoltado! Sugiro que a PGR, numa próxima intervenção da PSP, vá para a primeira linha, ao lado dos polícias, MAS SEM USAR VISEIRA PROTECTORA! Que tal, gostam desta sugestão

Anónimo disse...

É uma sugestão positiva... mas é de recear que não seja aceite (risos)

Vasco Malheiro disse...

Não me parece que seja bem assim. Não podem é usar como bem entenderem, para as usarem têm que pedir um mandado e após isso poderão usá-las. No meu entender, se assim não fosse, então sim estaríamos numa Alemanha nazi.
Cumprimentos

Jorge Bastos Malheiro disse...

Caro Vasco Malheiro:

De facto parece que tem razão. No seu comentário desta noite, Marcelo Rebelo de Sousa diz exactamente isso. Infelizmente a notícia do Expresso não o dá a entender.

De qualquer modo, pessoalmente, não sei se considere mal a actuação da PSP ou o laxismo da PGR de quem devia partir a iniciativa da investigação. Penso que a PGR agiu ao retardador por se sentir ultrapassada pela PSP e não por preocupação pela Justiça. Apenas pela Legalidade que é uma coisa muito diferente.

Muito obrigado pelo seu comentário que já publiquei no blogue e a que vou acrescentar esta resposta.

Cumprimentos