quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Será que regressou...



 

... a CENSURA?




De há algum tempo a esta parte, por diversas vezes, começou a «desaparecer» este blogue com a indicação de ter sido removido

Do mesmo se queixaram diversos leitores habituais que me fizeram chegar o seu desapontamento pela «desaparição» destas crónicas.

Pela minha parte, recorri aos serviços do sistema e recuperei, de todas essas vezes, a acessibilidade das postagens que, desde Agosto de 2012, vimos publicando e que já são lidas por esse mundo fora em mais de 40 países nos 5 continentes. Portugueses distantes da mãe-pátria desejosos de notícias descomprometidas do que se passa por cá.

Mau grado a persistência dessas misteriosas «remoções», ainda quero crer que em Portugal existe liberdade de expressão e de opinião. Tanto mais que tudo o que neste blogue se publica está devidamente documentado sendo citadas as fontes de informação respectivas.

Nunca aqui se difamou ninguém nem se utilizaram epítetos que maculassem a honra daqueles que ainda a têm nem qualquer tipo de insulto que muitas vezes já vimos serem utilizados nos comentários feitos (quase sempre anonimamente) através da net.

Sempre demos a cara, frontal e honestamente, por aquilo em que acreditamos e se, muitas vezes, temos escrito crónicas contundentes e incómodas, a razão é simples: os visados deram azo a elas pelos seus actos e atitudes. E a nossa intenção é que deixem do os fazer!

Não nos escondemos no anonimato e enviamos directamente as nossas críticas para o Primeiro-Ministro e para os diversos Ministérios.

Frontalmente!

Temos a certeza de que, muita gente, se terá sentido incomodada com a nossa franqueza, mas só criticamos quando nos dão razões para tal. E as nossas opiniões (como as de tantos outros blogues) são a voz de uma «maioria silenciosa» (como diria o Marechal Spínola), são o barómetro da (in)satisfação do país que deveria ser escutada por quem se senta nas cadeiras do Poder e manobra, a seu bel-prazer, as nossas vidas e os nossos dinheiros.

Quantas vezes irresponsavelmente, como aqui temos referido.

Mas se, pelo contrário, e em vez de serem acidentais, essas «remoções» continuarem a tornar-se cada vez mais permanentes, estaremos perante a eventualidade de uma violação das liberdades garantidas na Constituição da República que, ao que saibamos, ainda não foi «revogada» e reza:

Artigo 37.º

Liberdade de expressão e informação

1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

Pensem nisso, como se dizia em outros tempos, «A BEM DA NAÇÃO»

Até amanhã!




1 comentário:

Odete Baptista disse...

Bom dia, Sr. Engº

Tenho finalmente recebido os s/ blogues que aprecio muito e admiro a sua coragem! Apesar do m/ tempo ser escasso, continuarei a ler mas não estranhe o facto de não comentar.
Beijinho à Isabel e aos netinhos que estão lindos!

Cumprimentos,
M. Odete Baptista