sábado, 10 de novembro de 2012

O que «eles» têm na mira...

As 382,5 toneladas de ouro do Banco de Portugal!






O valor atual das reservas de ouro nacionais ronda os 16,2 mil milhões de euros, sendo que, desde o início do ano, as mesmas já se valorizaram em 1,4 mil milhões, devido à subida das cotações no mercado internacional. Um fenómeno provocado pelo “valor de refúgio" que o ouro continua a ter junto dos investidores em tempos de incerteza e crise financeira.

“Ter uma elevada quantidade de ouro é positivo e pode-se alavancar o ouro, utilizando-o para emitir dívida e fazer face às necessidades de refinanciamento”, declarou ao Económico Natalie Dempster, diretora de assuntos governamentais do World Gold Council.

Por outras palavras, a proposta do WGC é que Portugal utilize o ouro como garantia nas suas operações de emissão de dívida soberana. Se os investidores estiverem confiantes de que não perdem dinheiro, exigirão juros mais baixos para emprestar dinheiro ao país.


Pois é, as reservas de ouro do Banco de Portugal estão entre as 14 maiores do mundo e, tendo em conta a dimensão do país são as terceiras.

De facto:

As reservas de ouro do Banco de Portugal ascendem a 382,5 toneladas. Estão entre as maiores do mundo e valem 16.300 milhões de euros, o equivalente a 7,5% da dívida pública.

(Ler mais em: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/ouro-reservas-de-ouro-banco-de-portugal-exportacoes-minas-producao/1342599-1730.html)

Daí a cobiça internacional e a pressão que tem sido feita para o Governo garantir a dívida com o nosso ouro.

Com efeito, em todo o mundo, só 11 estados e 2 organizações (FMI e WGC) têm mais ouro que Portugal.

E é em Portugal que o ouro tem mais peso no total das reservas monetárias: 91,5%. Na generalidade dos outros países, a grande maioria das reservas é constituída por divisas estrangeiras.

Só há mais um país em que as reservas de ouro constituem mais de 80 por cento das reservas monetárias. E esse país é a Grécia (83,3%).

Será apenas coincidência que Portugal e Grécia sejam os países mais pressionados pela crise?

Não temos dúvidas de que, se fizéssemos o que «sugere» o WGC, a pressão internacional ainda iria aumentar mais no sentido de termos mesmo que alienar as nossas reservas.

E, infelizmente, o nosso povo, pressionado pela austeridade, tem vindo a vender as suas arrecadas aos inúmeros negociantes de ouro que por aí têm aparecido a comprar «ouro usado» a particulares. 

Isto a ponto de estarmos a exportar TONELADAS de ouro que fariam bem melhor em reforçar as nossas reservas.
Exportações em crescendo

As exportações do metal precioso cresceram muito rapidamente nos últimos anos, tendo atingido no ano passado os 519 milhões de euros, segundo dados do INE. É, de resto, um valor muito superior ao que se registava ainda em 2007. Nesse ano, as exportações estavam nos 6,9 milhões de euros (75 vezes menos).
(mesma fonte)


Estes números correspondem a mais de 12 toneladas de ouro. E isto sugere uma pergunta:

Porque razão o Governo, através da Casa da Moeda ou do Banco de Portugal, não promove a aquisição desse mesmo ouro aos particulares para aumentar as nossas reservas?

Seria uma medida sensata trocar Euros (que não são mais do que papel) por ouro que se tem vindo a valorizar com a crise internacional dando às famílias portuguesas o apoio de que precisam e evitando que estejam a entregar o «nosso» ouro aos abutres internacionais...

Esse ouro poderia, em parte, ser amoedado (como faz o Reino Unido com as libras de ouro) e colocado no mercado para captação de fundos. E as pessoas, em vez de comprarem libras de ouro para aforrar, comprariam «escudos de ouro» ajudando a controlar a crise com aquilo que é nosso.

Mas atenção! Para essa medida ter sucesso, as moedas teriam de ser pequenas de modo a estarem ao alcance de bolsas pouco recheadas. Porque as belas moedas de ouro comemorativas emitidas pela Casa da Moeda, pelas suas dimensões, são demasiado dispendiosas e só ao alcance de bolsas abonadas.

Ideias loucas? Talvez. Mas uma contribuição para o «brainstorming» que ninguém faz.

Vamos pensar nisso? Até amanhã!


P.S. A sugestãozinha do costume



------------------------------------------------------
NOTA:

Ontem atingimos o número histórico de 3000 visualizações de página. Vamos continuar a crescer? A sua ajuda é indispensável. Partilhe!

------------------------------------------------------


2 comentários:

Anónimo disse...

I am extremely impressed together with your writing talents and also with the structure
on your weblog. Is this a paid subject matter or did
you modify it your self? Either way keep up the
excellent quality writing, it's rare to look a nice
blog like this one today..

Jorge Bastos Malheiro disse...

Dear reader,
Thank you very much for your kind words. This blog is not paid, I write my feelings and ideas as they come to my mind. My aim is that my efforts may enlight the «bright» minds of our polititians and lead them to think less in their bellies and purses and more in the welfare of our country.
Kind regards
P.S. Where are you writing from? This blog is already read in 79 countries, perhaps yours is a new one :)