domingo, 4 de novembro de 2012

Austeridade sincronizada na Europa...

...é 'espiral mortal'

Dois investigadores do "National Institute of Economic and Social Research" britânico publicam hoje no blogue europeu VOX a primeira simulação dos efeitos no PIB e no aumento dos rácios de dívida pública, no caso de os governos europeus conjugarem políticas de austeridade.
(Ler mais:http://expresso.sapo.pt/austeridade-sincronizada-na-europa-e-espiral-mortal=f763863#ixzz2B6PDHG4D)

Para começar, proponho uma leitura atenta do artigo do Expresso através do link acima!
Já leu? E qual foi a sua reacção? Pois bem, eu li e caiu-me o coração aos pés. Se os líderes europeus não se entendem no sentido de salvar a União Europeia, se continuam a lutar pelos seus interessezinhos pessoais, pelos pruridos dos seus países, estamos todos a caminho de uma catástrofe económica.
Que vários países do sul da Europa (Portugal incluído) não tiveram qualquer tino e andaram a gastar à fartazana o dinheiro que não tinham, é uma verdade.  
  • Que os países do norte deram facilidades excessivas de crédito a quem não estava mentalmente preparado para a sua gestão, também o é. 
  • Que os bancos portugueses, utilizando essas facilidades «empurraram» as famílias portuguesas para dívidas que não tinham como pagar, é fora de dúvidas.
  • E, ao fim e ao cabo, de quem é a culpa da situação a que chegámos? Certo que as manobras da banca americana (soberbamente descritas no livro de José Rodrigues dos Santos «A Mão do Diabo»), contribuíram em muito para a situação.

    Mas, na minha opinião, a culpa do endividamento do País e da ruptura financeira em que estamos deve-se, entre outros, aos seguintes factores:
    1. Gastos exorbitantes do Governo português em obras públicas desnecessárias;
    2. Despesa pública desproporcionada com uma proliferação de organismos, fundações, institutos, entidades reguladoras e muitas mais organizações públicas esbanjadoras e que só servem para empregarem os «boys» que pululam nas hostes partidárias;
    3. Facilidades excessivas concedidas pela banca a famílias culturalmente impreparadas para gerir responsabilidades a longo prazo;
    4. Imprudência e imprevidência das famílias das classes mais baixas que se deixaram encandear por essas mesmas facilidades sem se deterem uns momentos a pensar e a fazer contas aos seus orçamentos;
    5. Irresponsabilidade dos sindicatos e centrais sindicais que, na sede de protagonismo, volta, meia volta e por dá cá aquela palha, decretam uma greve à revelia dos interesses do país e dos outros trabalhadores como eles;
    6. Fuga sistemática aos impostos sem que haja a vontade política de colocar um ponto final nesse cancro contributivo;
    7. Falta de coragem do(s) governo(s) em assumir(em), de uma vez por todas, a necessidade imperiosa de medidas impopulares e radicais de combate ao que está errado neste país;
    8. Falta de uma vontade firme e clara de combater a corrupção existente em TODAS as esferas dos serviços públicos;
    9. Proteccionismo descarado a tudo o que diz respeito à região da Grande Lisboa em detrimento do resto do país;
    10. Incompetência da classe política, (eventualmente dolosa) na execução das tarefas para que foram mandatadas pelo Povo Português.
    Muito mais haveria para dizer, mas, se os nossos governantes conseguirem dar resposta rápida a esta lista, já um grande passo terá sido dado no sentido da resolução dos nossos problemas.
    Vamos pensar nisso? Até amanhã!
    ----------------------------------------

    Bem, meus amigos, parece que, com a vossa ajuda, a nossa audiência está a aumentar.
    E isto é MUITO importante para o futuro de todos nós. Para despertar as consciências, para alertar para aquilo que cada um de nós, no seu esforço individual, pode fazer pelo bem de Portugal.
    Porque o nosso Portugal será aquilo que nós próprios, Portugueses, quisermos que ele seja e não aquilo que alguns «iluminados» dizem que devemos ser... em proveito próprio e dos suas próprias bolsas.
    Bem hajam pelo vosso esforço, Para a frente é que é o caminho. Continuem o vosso excelente trabalho de partilha deste blogue pelos vossos amigos e conhecidos! Brindo a isso!


    Sem comentários: