sexta-feira, 31 de agosto de 2012

IEFP: «Só a admitir a Vera Pereira»




Mas que enormidade é esta?


Que no IEFP se passam muitas coisas bizarras no silêncio dos gabinetes já se suspeitava. Neste blogue já se alertou (e continuará a alertar) para situações que não fazem sentido algum numa organização que se diz e deve ser isenta e honesta. Mas esta ultrapassa as raias do absurdo.

Veja-se o anúncio publicado pelo IEFP:



Note-se nas Condições: SÓ A ADMITIR A VERA PEREIRA!

Face à controvérsia geral criada pela divulgação de uma oferta de emprego onde o candidato já estava escolhido, o IEFP respondeu em comunicado referindo que "a situação identificada é perfeitamente normal,...

http://www.iefp.pt/noticias/Paginas/EsclarecimentoIEFPnoticiadivulgadaAntena1fertaempregodisponivelNetEmprego.aspx

"... (para além de mais considerações a tentar justificar o sucedido)  


Face à argumentação do IEFP, ocorre dizer que, se o(a) candidato(a) já estava escolhido(a) pelo empregador, o anúncio nem sequer deveria ter sido publicado para não despertar falsas esperanças e originar despesas a milhares de jovens desesperados por conseguir uma colocação numa época tão conturbada como a nossa.

Nem este nem qualquer outro anúncio nas mesmas circunstâncias. Quem o fez publicar não tem o menor sentido de pudor nem de respeito pelos sentimentos alheios e deveria ser objecto de uma acção disciplinar em nome da Ética e da Moral.

De facto, na regulamentação invocada pelo IEFP pode ler-se:
  • Caso a entidade empregadora tenha identificado o desempregado a contratar, o centro de emprego: 
  • a) Se o mesmo reunir as condições legalmente previstas, apresenta o candidato para efeitos de celebração do respetivo contrato de trabalho;
  • b) ... (não aplicável).
Não está escrito em lado algum que deva ser publicado um anúncio já que a candidata preencheria os pressupostos da alínea a).

No entanto, se as explicações do IEFP não passarem de uma desculpa para uma situação «habitual» e se o caso vertente se não enquadrar no articulado da «Medida Estímulo 2012», o ocorrido assume aspectos mais graves, não sendo de excluir o favorecimento ilícito de um candidato relativamente a outros ao arrepio do Artº 13º - Princípio da Igualdade - da Constituição da República Portuguesa onde se pode ler no nº 2:
  • 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
E não há evidência de que isso não tenha já sucedido! E isso NÃO pode ser considerado uma situação NORMAL!

Senhor Ministro da Economia e Emprego, como responsável pela tutela desta instituição, permito-me, como cidadão no uso dos seus plenos direitos, alertar V. Exª. para situações da responsabilidade do seu Ministério que, não só o deslustram a si como agravam o mal-estar da população já de si tão sacrificada, e sugerir-lhe uma cuidadosa e exaustiva auditoria ao IEFP e aos seus Centros de Formação de Gestão Directa e/ou Participada.

Permita-me que lhe cite uma frase da obra de Al Ries e Jack Trout «Marketing de Guerra 2»:

"Detrás de uma secretária é o pior lugar para se ver o mundo!"

Por favor pense nisso. O IEFP é uma organização demasiado importante para andar ao Deus dará.

Até amanhã! 


P.S. Com este texto termina o mês de Agosto. Se este blogue e os seus comentários são do seu agrado, divulgue-o pelos seus contactos. Para ele ser cada vez melhor e maior. Bem hajam pela vossa atenção.


Sem comentários: