quarta-feira, 29 de agosto de 2012

VOCÊ...!!!


Vossa Mercê → Vossemecê → Vosmicê → Vomecê → Você...!

Aquilo que em tempos idos era um tratamento respeitoso degradou-se com o passar dos tempos e, hoje em dia, é um tratamento mais ou menos familiar e, em muitos casos, incorrecto e até depreciativo.

Vamos dar-nos ao trabalho de analisar a situação e o emprego correcto desta expressão popular VOCÊ! Porque muitas empresas comerciais (e não só) têm inconscientemente perdido clientela e vindo a fechar portas por uma conduta negligente do seu pessoal em contacto com os clientes.

Grosso modo, e tradicionalmente, podemos dividir a sociedade em três classes: ALTA, MÉDIA e BAIXA.

Dentro de cada classe, sobretudo entre as classes média e alta, entre pessoas que se consideram socialmente iguais, o tratamento «você» pode ser correcto dentro de uma certa familiaridade quando não existe ainda a intimidade suficiente para as pessoas se tratarem por «TU»! Mas, mesmo assim, não será adequado para nos dirigirmos a uma pessoa mais velha ou mais experiente, caso em que devemos demonstrar o respeito que ela nos merece.

Fora isso, o tratamento por «você» demonstra ao nosso interlocutor uma certa sobranceria e menosprezo (ou ignorância das regras mais elementares da boa educação).

Numa relação profissional o Cliente está SEMPRE num patamar mais elevado relativamente ao atendedor, ainda que este tenha uma licenciatura ou um título nobiliárquico e aquele seja um simples operário ou camponês. Impõe-se sempre portanto tratá-lo por «o senhor» ou «a senhora» (e não «menina» como muitas vezes acontece) já que, ao fim e ao cabo será dele(s) que depende a sobrevivência da nossa empresa e o nosso posto de trabalho.

Quando se der o caso de sabermos o nome do cliente, de acordo com as normas de cortesia vigentes na nossa sociedade, devemos OBRIGATÓRIAMENTE tratar os cavalheiros pelo apelido (Senhor Cardoso) e as senhoras pelo nome próprio precedido pelo honorífico Dona (D. Maria Helena).

Se acontecer que o nosso interlocutor tem um título académico (Doutor, Engenheiro, Arquitecto), militar (Capitão, Major, Coronel), religioso (Padre, Reverendo, Monsenhor, Bispo, Cardeal) é pelo título que ele deve ser tratado SEMPRE (isso pode ser detectado muito frequentemente nos cartões de crédito ou Multibanco).

Não esquecer que estamos em PORTUGAL e não no Brasil nem no universo das suas telenovelas. Lá o modo de falar e a cortesia tem regras um tanto diferentes.

E por hoje ficamos por aqui. Vão pensando nisso...! 

Bom trabalho e até amanhã!



Sem comentários: