sábado, 25 de agosto de 2012

Fogos florestais: É hora da Cavalaria...!


Vamos começar a preparar a época de fogos de 2013?

Não, não é cedo demais, provavelmente, para tudo o que há a fazer, pode ser mesmo que o tempo já comece a escassear!

Todos vimos através da TV as imagens dramáticas do combate às chamas e as dificuldades que os bombeiros tiveram em chegar aos focos de incêndio por caminhos intransitáveis... quando os havia.

E, no entanto, temos ao nosso alcance meios eficazes que, com um custo moderado (se não houver desonestidades nem compadrios pelo meio) nos permitem dispor de meios pesados para vencer essas dificuldades.

Alguém se lembra das Chaimites?


O que talvez pouca gente saiba é que, no projecto inicial havia uma versão com canhão de água (V1000) que poderia ser utilíssima no combate aos fogos florestais.

Pois bem, as Chaimites estão a ser retiradas de serviço substituídas pelas Pandur. Porque não dar-lhes nova vida num combate mais nobre do que aquele para que foram projectadas?

Há tempos caiu-me debaixo dos olhos um artigo sobre a transformação de veículos semelhantes do Exército Britânico (também sobre rodas e anfíbios) para o combate aos fogos florestais. Não consegui voltar a encontrá-los na net, mas encontrei outros veículos anfíbios, embora de lagartas, desactivados do serviço activo e reconvertidos para o combate a incêndios:





E quanto à reconversão?

Não faltam em Portugal engenheiros competentes nem empresas metalomecânicas com as capacidades e meios tecnológicos mais que adequados para se encarregarem dessa tarefa. Os chassis, carroçarias e propulsores estão disponíveis. Haja vontade política para o fazer.

É dinheiro que fica no país, é criação de postos de trabalho, é uma solução eficaz e relativamente económica e uma arma poderosa no combate a esse flagelo. E será um know-how que poderá vir a ser exportado pela reconversão de veículos semelhantes.

As especificações? Terão que ser criadas em colaboração entre os técnicos (engenheiros) e os utilizadores (bombeiros). E há muito trabalho a fazer... e o tempo já não será muito para nos perdermos em guerras estéreis de alecrim e manjerona entre os senhores políticos... que só pensam em si próprios e não no bem estar do País!


E onde localizar esses meios?

Dado tratar-se de veículos militares convertidos, uma hipótese seria a sua colocação nos quarteis em colaboração com os corpos de bombeiros locais. Os militares encarregar-se-iam da sua manutenção e condução e os bombeiros com o manuseamento do equipamento de combate a incêndios.

Existem ainda umas dezenas de unidades operacionais. Dará para uma cobertura eficaz das zonas críticas do País. Deixo aqui a sugestão...

E por hoje é tudo. Até amanhã.


P.S. Acabamos de saber que este blogue também já é lido na Rússia. «Spassibo»!



Sem comentários: