sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Quem deita a mão aos desleixos e desatinos...

 

... da Segurança Social?




A Segurança Social está mal? Pois está, quem o duvida? Vejamos alguns exemplos retirados da internet:

  • Erro da Segurança Social torna mulher rica e retira-lhe apoio
Rosa nem queria acreditar: a prova de rendimentos preenchida por uma técnica da Segurança Social da Trofa fá-la dona de um património superior a 100 mil euros. O erro foi o suficiente para ficar sem o Rendimento Social de Inserção e o abono dos três filhos.   Jornal de Notícias de 2011-01-15


  • Outro exemplo:
Olá meninas!!


Hoje recebi uma carta da segurança social...acreditam que mal a vi pensei que nao era para me dar nada?!

Pois muito pelo contrário...e para eu pagar quase 500 euros que se deve a um erro de cálculo do abono do meu filho mais velho..

Ou seja enganaram-se durante dois anos no abono ( pelo que me disseram deram-me dinheiro a mais) e agora tenho que o pagar der por onde der.
 
De Mãe para Mãe - Erros na Segurança Social em 01/07/2010

  • Segurança Social penhora contas bancárias  
A Segurança Social está a fazer penhoras de contas bancárias sem qualquer notificação prévia dos contribuintes. Os juristas contactados pelo SOL consideram que este procedimento é um atropelo à lei e alertam para a possível nulidade dos processos, num momento em que as queixas sobre abusos da administração fiscal e contributiva estão a aumentar e o Provedor de Justiça recebe duas reclamações por semana.

Ler mais em SOL de 9 de Abril, 2011

  • Erro leva Segurança Social a pagar €2 milhões a mais (com vídeo)
Este mês, alguns beneficiários receberam indevidamente uma prestação social superior, devido a um erro informático. Quem recusar a devolução fica sem receber subsídios
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/erro-leva-seguranca-social-a-pagar-83642-milhoes-a-mais-com-video=f633117#ixzz2HaU5IuVN

E por aí adiante. Exemplos são aos montes e inergotáveis. A todos os níveis.
  • Exigir prova de vida a quem morreu...
Há dias tivemos na TV o caso de uma família dos arredores de Braga que ficou sem dois filhos num acidente, que apresentou na Segurança Social as certidões de óbito e continuam a exigir-lhe provas de vida e rendimentos dos falecidos sob ameaça de cortarem benefícios familiares.


Mas este país virou uma selva? Uma coutada de sanguessugas e vampiros incompetentes que vivem opíparamente à custa de quem trabalha e que não são sequer capazes de fazer o trabalho para que lhes pagam?

A Segurança Social deveria ser uma SEGURANÇA, uma mão amiga em tempos de aflição. Mas, perversamente, converteu-se numa voragem consumidora de recursos contra a qual os forçados contribuintes são obrigados a lutar para beneficiarem dos direitos legítimamente adquiridos e que lhes são negados a cada passo.

Não há quem deite mão a isto? Que ponha fim a esta rebalderia?

Será que o Senhor Ministro da Segurança Social e Solidariedade, Dr. Pedro Mota Soares sabe o que é uma análise custo-benefício?

Se não sabe, o Tribunal de Contas pode dar-lhe uma ajuda.

Porque se torna urgente saber até que ponto se justifica a existência de uma máquina burocrática pesadíssima, que não dá respostas às solicitações e que, pelo contrário, parece apostada em viver para dentro de si própria em vez de servir os seus utentes?

Que comete erros em cima de erros, de tal modo que, certamente, não haverá um único beneficiário (passe o exagero) que não tenha razões de queixa  desses «mangas-de-alpaca» incompetentes?

Porque, se eles não fazem o serviço para que são remunerados, ou se não o fazem correctamente, não há razão para permanecerem num serviço que custa milhões e milhões às contribuições dos Portugueses.

Porque esses «funcionários» não há modo de se convencerem de que os beneficiários são os seus verdadeiros patrões e que o serviço a eles está em primeiríssimo lugar.

E as chefias deveriam ser criteriosamente auditadas para se saber se são suficientemente competentes e sabedoras para exercerem os cargos que lhes estão confiados. E se não são... «porta da rua é serventia da casa».

Porque, em Portugal, tanto a Segurança Social como o IEFP trabalham apenas para as estatísticas... e não para a qualidade do serviço.

Pensem bem nisso. Antes que a casa venha abaixo. Até amanhã!




P.S. Já experimentaram ligar para o Atendimento Telefónico da Segurança Social 808 226 226? Num país com um elevado nível de iliteracia, em que só uma ínfima percentagem da população tem conhecimentos ou acesso à informática... só visto.
Oh, santa ignorância, preguiça ou estupidez!!

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