terça-feira, 12 de janeiro de 2016





Vamos reduzir 
a SUA conta da 
electricidade?



Todos nós já tivemos um sobressalto no fim do mês com a nossa conta da electricidade, não é verdade?

Pois bem, a culpa em grande parte é nossa por comodismo ou ignorância. Também me acuso desse desleixo, com tanto mais razão quanto, por formação, devia ser um indivíduo mais esclarecido.

Sabem, sou licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto e até há pouco não tinha feito qualquer esforço para controlar aquilo que considerava ser uma despesa menor e negligenciável. Até que me reformei e, como entretenimento, comecei a prestar atenção (cada vez maior) aos consumos de electricidade em minha casa... e às formas de os reduzir.

Há bem pouco tempo a EDP Comercial (e não só) oferecia o «fabuloso» desconto de 5% a quem firmasse contrato de fornecimento de energia com a empresa no mercado livre. E quanto seria esse valor? Para uma facturação média de 200 Euros mensais o benefício para o consumidos seriam uns «maravilhosos» 10 Euros mensais.

Bem, a verdade é que meti mãos à obra e de Janeiro de 2013 a Dezembro de 2015 já consegui uma redução de consumo de 51%. Um poucochinho mais, não é verdade? Como entretanto o preço da energia aumentou, a economia real cifrou-se apenas nuns «modestos» 43%.

Interessados? Os gráficos que se seguem dar-vos-ão uma ideia daquilo que constatei e o que pode ser feito. Dá algum trabalho, mas vale a pena.

O primeiro gráfico reflecte os consumos medidos mensalmente de 2013 a 2015 (e já começa a extrapolar 2016):


Já começamos a ver o resultado da acção nestes anos não é verdade? Como é de esperar os consumos disparam nos meses mais frígidos de Novembro a Março sendo mais moderados nos meses de temperaturas mais suaves de Abril a Outubro. Note-se que este resultado não é efeito de medidas dispendiosas como painéis solares, isolamentos térmicos, vidraças duplas, etc. Claro que tudo isso ajuda bastante, mas, como primeiros passos, há muitas medidas simples que podemos tomar (e que foram tomadas) para atingir estes resultados.

O segundo gráfico é mais esclarecedor. Nele se ilustra a evolução acumulada dos consumos ao longo do ano e que nos vai apontando para a meta a atingir no final de Dezembro:




Aqui se constata que o consumo desceu de 11.500 kWh em 2013 para cerca de 5.700 kWh em 2015 (constatando-se que o valor extrapolado para Janeiro de 2016 já aponta para uma continuação da redução até agora conseguida).

O terceiro gráfico é ainda mais sugestivo. Nele se retrata a evolução sucessiva ao longo do tempo do consumo  Em cada mês está incluído o consumo dos 12 meses que nele terminam, o chamado «ano móvel». Este artificio permite-nos acompanhar com a maior clareza a evolução dos nossos esforços e controlar os resultados em profundidade.


Como informação pertinente, dou desde já a indicação de que tenho um acordo «Conta Certa» com montante fixo ao longo do ano com acerto em Janeiro do ano seguinte. Desde 2013 esse acerto tem resultado numa devolução por parte da EDP de várias centenas de Euros no fim do ano e na redução, para o ano seguinte, dos valores da facturação mensal. Como acima foi dito, atingimos um abatimento para 2016 de 43% comparado com os valores pagos no ano de 2013.

Será que despertei a vossa atenção? Para prosseguir fico aguardando os vossos comentários.

Se o interesse dos leitores for significativo, prosseguirei com estas crónicas dando sucessivamente sugestões económicas que poderão ir pondo em prática para reduzir as vossas contas de electricidade.

Até breve (?)